Textos de: "Filipe Diniz"

Nº 319 - Jul/Ago 2012

Crise e Transição Política - Um livro de leitura indispensável

Tudo o que Rui Namorado Rosa escreve tem a marca da qualidade intelectual, do rigor científico, da profundidade na aplicação dos recursos analíticos do marxismo-leninismo sobre uma sólida base de documentação e informação. É assim que poderia ser apresentada a «Crise e Transição Política, metabolismo social e material». Mas um livro com esta riqueza de conteúdo requer que se diga algo mais.

Nº 295 - Jul/Ago 2008

Organização dos trabalhadores intelectuais - Dois apontamentos

A V Assembleia da Organização do Sector Intelectual da ORL realizou-se no passado dia 18 de Maio. Pode ser útil, ainda no quadro do balanço da Assembleia, referir em particular dois dos temas abordados: os traços da caracterização social e profissional agora feita; as questões que a organização de trabalhadores intelectuais coloca, na base da experiência particular acumulada por este Sector.

Nº 289 - Jul/Ago 2007

Encontro Nacional do PCP sobre Cultura Democracia cultural, uma bandeira dos trabalhadores

O Encontro Nacional do PCP sobre Cultura, A Vertente Cultural da Democracia, Emancipação, Transformação, Liberdade, realizado no passado dia 26 de Maio no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, constituiu uma muito importante iniciativa política do Partido. Talvez não seja exagerado considerá-lo mesmo como uma iniciativa de invulgar significado e consequências.

Nº 285 - Nov/Dez 2006

Fernando Lopes-Graça, um mestre e um exemplo

Há, e haverá longamente para além do ano do centenário do seu nascimento, muito ainda para escrever, para estudar, para conhecer acerca da arte, da personalidade, do exemplar compromisso cívico e político de Fernando Lopes-Graça.
Entre os músicos, mais do que entre outros artistas, permanece viva a designação de «mestre» para as suas figuras mais destacadas e merecedoras de respeito. Em relação a Lopes-Graça essa palavra deve ser tomada literalmente a sério, e não apenas na referência ao grande artista, ao grande músico e criador musical.